A SAMARITANA – JO 4, 5ss – Parte 04

Bispo de Petrópolis, Dom Gregório OSB

A mulher percebe se tratar de um profeta que lhe conhece o passado sem que ela sequer o tivesse mencionado. E acrescenta: “Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar”
Jesus responde: Vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte, nem em Jerusalém”. E acrescenta: “Os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade”, ou seja, adorarão a ele, Jesus, que é o espírito e a verdade. Jesus se revelava assim como o Messias, o Cristo.

Essa menção a adoração no monte deve ser explicada, pois na época, os babilônios adoravam Baal no cume dos montes esperando que os céus atendesse suas súplicas e enviassem chuvas para fazer germinar vida na terra seca. Essa chuva era conhecida pela palavra hebraica spermezai, daí originou-se espermatozoide.

Jesus se revela ainda mais claramente como o Messias ao responder a mulher que diz: “Sei que deve vir Messias a quem se chama Cristo..” e Jesus responde: “Sou eu que lhe falo”.

Chegam os discípulos e admiram-se em vê-lo falando com a mulher. São os preconceitos que os impedem de se comunicar com o próximo. Os preconceitos que nos impede também de aceitar quem não é de nossa raça, de nossa cor, que não pensa como nós, que não acredita no que acreditamos.

A mulher deixa o cântaro e corre à cidade para chamar o povo informando que havia conhecido quem ela acredita ser o Cristo, pois lhe conhece todo o passado.

O fato enfatizado por João da mulher ter deixado o cântaro poode ser interpretado como o conhecimento de que Jesus é, ele mesmo, a fonte de água viva, de onde a mulher não precisa mais de cântaro para saciar a sede.

Os samaritanos deixam a cidade e vão ao encontro de Jesus. Em outras palavras, a mulher se torna uma evangelizadora que leva os pagãos à Jesus. Já não se sente marginalizada, nem é marginalizada pelo povo que a ouve com respeito. E os samaritanos acreditaram no que ela ddizia, mas queriam ver e ouvir por si mesmos. ou seja, querem eles mesmos ouvir a palavra de Deus. Somos também intimados pela passagem bíblica a buscar a palavra de Deus, a palavra santificada, com a qual podemos curar nossas feridas, curar nossos relacionamentos.

Posted in Grupo de Oração.

One Comment

  1. Obrigada por esta reflexão. …inclusive por me sentir como a ingênua samaritana kkkk pois eu desconhecida o fato de que naquela (época, os babilônios adoravam Baal no cume dos montes esperando que os céus atendesse suas súplicas e enviassem chuvas para fazer germinar vida na terra seca. Essa chuva era conhecida pela palavra hebraica spermezai, daí originou-se espermatozoide). Portanto kkkkkkkkkk show. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *