Ressentimento – Parte 05

Quando a pessoa que lhe fez mal já morreu o perdão pode parecer não fazer sentido. Afinal, a pessoa já não existe fisicamente. Acontece que ela e o mal que fez, estão muito vivos em sua lembrança causando os males já mencionados.

Ao sentir que tem problemas em perdoar a quem já morreu, ou se afastou fisicamente de sua vida, pergunte-se qual o sentido dessa raiva que o consome. Como ela o protege da dor emocional, ou lhe dá razão para se manter irado? O que ganha com essa atitude rancorosa? Como é que esse ressentimento afeta negativamente sua vida hoje em dia?

Depois de refletir sobre essas perguntas indague se não vale a pena abrir mão desse ressentimento. Pergunte se está disposto a perdoa-la. Ore, pedindo a Deus que o oriente e que lhe dê forças para perdoar e PERDOE.

Sozinho você não terá forças para conceder o perdão. Por isso é importante que dialogue com o Pai, exponha toda a sua dor e peça que Ele adoce seu coração e lhe conceda força para perdoar.

Muitas vezes somos a nós mesmos que devemos perdoar por algum ato impensado, algum ato do qual nos arrependemos.

Fique certo que perdoar-se significa aceitarmo-nos exatamente como somos, procurando evitar repetir os erros passados.
Curamos as velhas feridas quando nos perdoamos, ou seja, perdoar-se é um ato de reconciliação pessoal.
Nem pense em vingança. Vingar-se pode lhe dar uma sensação de poder, mas é um falso poder, pois perdemos uma parte importante de respeito pessoal no processo.

A frase mais importante é: “Eu também preciso ser perdoado!”

Aceite sua humanidade e fique certo que Deus o ama exatamente como você é.

Não tente fingir ser outra coisa, pois assim estará enganando a si próprio.

Aumente sua intimidade com Deus estabelecendo um horário para dedicar-se diariamente a dialogar com Ele.

Exponha seus problemas sem se intimidar. Tenha a certeza de que Ele o ama.

Reconheça seus erros, arrependa-se, peça perdão a Ele e a quem ofendeu e procure ouvir o que Ele tem a lhe dizer. Escute e procure cumprir o que ouviu e reinvente-se! Você agora é uma nova criatura!!

Se desejar aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto recomendo ler os livros de Dom Cipriano: A Cura da Rejeição e A Libertação das Maldições, Ed. Louva-a-Deus, 2013; Quebrando o Jugo do Controle, Ed. Louva-a-Deus, 2013

Posted in Grupo de Oração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *