Papel das Mulheres na Bíblia – Parte 09

BAT SHEVAH desempenhou outro papel central, como se lê em 1 Reis, quando o moribundo Rei Davi apontou o jovem Salomão como seu sucessor, a despeito do mandamento claro do Tora em não dar preferência ao mais jovem dos filhos sobre o mais velho.

Foi BAT SHEVAH quem apareceu diante do rei para lembrá-lo de sua promessa, assegurando de que seu voto a ela fosse cumprido. (1 Reis 1:13, 29-30).
Foi BAT SHEVAH quem, finalmente, convenceu Salomão a executar Adonias, seu meio-irmão e rival ao trono.

Mais uma vez ela é retratada como mera participante passiva dos eventos, mas uma leitura cuidadosa nos revela a mulher forte e sábia, que maneja o jogo político e sabe como usar sua beleza para influenciar não só seu marido, como seu filho.

Por que BAT SHEVAH é denominada apenas como esposa de Urias na genealogia de Jesus?
Talvez para nos lembrar que, mesmo um homem como Rei Davi, não fosse imune a críticas.

Ele pecou muito diante do Senhor: 1)quando cometeu adultério com a esposa de seu vizinho e mandou matar Urias para encobrir seu pecado; 2)Quando Natã, o profeta, o admoestou com a famosa parábola da ovelha do homem pobre, ele vislumbrou o rei justo que havia caído e arrependeu-se honestamente(2 Sam. 12:2-13).
A punição prevista pelo profeta cumpriu-se, mas a promessa de Deus a Davi permaneceu:
“Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre”(2 Sam 7:16).

E essa promessa seria cumprida pelo próximo filho de Davi, Salomão, de quem o Messias seria oriundo.

Essa história nos ensina que “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem sem jamais pecar” (Eclesiastes 7:20).

A diferença entre um homem justo que cai e peca e um fraco, é o arrependimento verdadeiro.

Aprendemos que a misericórdia de Deus está sempre disponível e, quando caímos, o caminho de volta para o Senhor está sempre aberto.

Davi prometeu a BAT SHEVAH que faria de Salomão o rei de Israel. BAT SHEVAH acreditou nele e assegurou-se que essa promessa fosse cumprida. Todas as maravilhosas promessas de Deus promessas a Abraão e sua geração foram cumpridas por Seu Filho único Jesus.

Terminando esse ciclo extremamente inspirador, examinaremos o papel amplamente conhecido de MARIA, mãe de nosso Salvador

Posted in Grupo de Oração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *