Papel das Mulheres na Bíblia – Parte 08

BAT SHEVAH – ESPOSA DE URIAS

A quarta mulher citada na genealogia de Jesus é a esposa de Urias. Embora Mateus não tenha citado seu nome ela era BAT SHEVAH, filha de Eliam, a mulher do Hitita Urias. O Espírito Santo não a denominou pelo nome para nos ensinar que por mais impressionante que ela seja, a coisa mais importante para nós é lembrar as circunstâncias de seu encontro com Rei Davi.

BAT SHEVAH é citada pela primeira vez em 2 Samuel, capítulo 11, que inicia: ” …na época em que os reis saem para a guerra….Davi ficara em Jerusalém”. Davi estava confortavelmente na sua posição de rei. Seus inimigos tinham partido, seu reino estava seguro, seu exército era conduzido pelo experiente Joab, agora Davi relaxava.

A cidade de Davi, em Jerusalém era uma pequena área de alguns 460 pés de largura e menos de uma milha de comprimento, com casas penduradas juntas nas encostas. O palácio do Rei situava-se na parte mais elevada da cidade, sobre-elevada aos tetos das casas abaixo.
Uma tarde, enquanto caminha no teto de seu palácio, Davi vislumbrou uma mulher de grande beleza banhando-se no jardim.

Por que BAT SHEVAH estava se banhando fora de casa, no seu jardim? Alguns acadêmicos sugerem que ela estaria tentando atrair a atenção do Rei com sua beleza e charme.

O fato dessa mulher ser casada com um dos seus guerreiros de elite não foi obstáculo para Davi engravidar BAT SHEVAH, como lemos em 2 Sam. 11:4-5,

A situação complicou-se. Davi convoca o marido Urias de volta a Jerusalém sob a desculpa de desejar saber a situação da batalha.

A estratégia de enviar Urias para casa para dormir com sua esposa, na tentativa de cobrir assim seu próprio adultério, falham, e Davi, secretamente, manda Joab certificar-se que Urias fosse morto na próxima batalha.(Sam 11:26-27).

A Bíblia é lacônica, e muitos podem imaginar que engravidar BAT SHEVAH não tenha responsabilidade dela, que seria uma vítima inocente das circunstâncias.

Entretanto, é bem provável que nossa bela Hitita habilmente tenha orquestrado todo o evento.

Depois de encontrar e engravidar BAT SHEVAH Davi não teve outra mulher, e ela lhe deu quatro filhos.

Posted in Grupo de Oração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *