Carta ao Leitor – JV 466

Estamos comemorando 50 anos da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA no Brasil! E 40 anos da revista Jesus Vive e é o Senhor!

Dom Cipriano foi um dos precursores desse movimento que representou um “sopro do Espírito Santo” na Igreja, entre os sacerdotes e leigos católicos. Por isso apresentamos um resumo da vida de Dom Cipriano, presidente da COMUNIDADE EMANUEL, sua ação para a divulgação do movimento da Renovação Carismática pelo Brasil, a forma como foi “tocado” pelo Espírito Santo na Igreja de Saint Sulpice, em Paris, durante um encontro no grupo de oração renovado que se reunia no local, a liberdade que o então abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro lhe concedeu para exercer essa missão, reconhecida como “soprada pelo Espírito Santo”, a fundação da COMUNIDADE EMANUEL, dos meios de comunicação utilizados para ampliar a divulgação dos carismas do Espírito Santo, assim como depoimentos históricos sobre o início da Renovação Carismática no Brasil.

É interessante notar que de 10 em 10 anos, esses depoimentos seguem um fio condutor.
Se no início a ênfase era na explicação básica sobre o movimento, com o decorrer do tempo e a ampliação no espaço dos novos adeptos do movimento, os depoimentos passaram a focar mais nos carismas do Espírito Santo, como se anunciasse a importância de estabelecer melhor a importância de cada dom recebido pelos novos adeptos no batismo pelo Espírito Santo. Assim, Dom Silvestre Scandian, SVD, em 1977, faz um resumo do que é o movimento, dez anos depois, Pe. Salvador Carrilo, alerta para o perigo de leigos, entusiasmados pelos dons e carismas do Espírito Santo, começarem a evangelizar sem a necessária formação teológica, para evitar falsas doutrinações.

Dom Cipriano Chagas, OSB, por sua vez, ao falar sobre a paz, afirma “que o Espírito Santo renova a vida e dá a paz àqueles que voltam seus pensamentos para Deus (Rm 8,6). O Espírito, ao mesmo tempo, move e apressa todos os crentes a voltarem-se para Jesus e receberem a paz. O Espírito também reserva para nós as primícias de um lugar no céu (Rm 8,22-23; Ef 1,3.14).”

Dom Andrew Miles, OSB, nos informa que as orações de Jesus indicam que deveríamos orar primeiro e sobretudo pela proteção de Deus para a nossa alma e nosso espírito e apresenta uma série de exemplos de oração de proteção.

Dom Cipriano, em outro artigo, informa que “a oração abre caminho para que o próprio Deus trabalhe em nós e através de nós. Como mensageiros de Deus, façamos da intercessão nosso trabalho principal: com ela asseguramos a presença, o poder e a companhia de Deus.”

Pe. Raniero Cantalamessa, OFMCAP, em seu artigo sobre pesquisa de opiniões, mostra que Jesus também fez a sua, explicando: “Jesus lhes dirigiu à queima-roupa a pergunta: O que
dizem as pessoas quem o filho o Homem?” Os discípulos apresentam uma série de respostas, mas nenhuma era a que Jesus desejava: “Alguns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas”. Mas para Jesus não interessava medir o nível de sua popularidade ou seu índice de simpatia entre o povo. Seu propósito era bem diferente. Na linha seguinte lhes pergunta: “E vós, quem dizes que eu sou?” E só um, Simão Pedro, respondeu:: “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo!”.Entre as duas respostas há um salto abissal, uma “conversão”. “Não basta crer na divindade de Cristo,” diz o autor, “é necessário também testemunhá-la. Quem o conhece e não dá testemunho desta fé, mas se a esconde, é mais responsável diante de Deus do que aquele que não tem essa fé.”

Nessa síntese da ação da Renovação Carismática entre nós aprendemos ser necessário, cada vez mais, aprofundar nossa fé lendo e meditando as Palavras da Bíblia, deixando–se dirigir pelo Espírito Santo que habita em nós através da Efusão do Espírito, que nos permite absorver melhor os ensinamentos que lemos na Bília e partirmos para a evangelização e divulgação dos dons do Espírito.

Posted in Carta ao Leitor.

One Comment

  1. Todo esse conhecimento atraves das passagens Biblicas, que nos mostram como e Espirito Santo age e de que maneira devemos deixar Ele agir , e fundamental ter uma base teologica para que os leigos nao saiam achando que se pode fazer tudo porque o Espirito Santo tocou no coracao, sem ao menos vivenciar verdadeiramente, o que e a Renovacao Carismatica e como ela funciona, pois os estudos da Bibla sao fundamentais para se entender o que Jesus quer dizer. E com os esclarecimentos do Dom Cipriano,que fala sobre o como o Espirito Santo deve agir em nossas vidas, de maneira em que nos temos que dar lugar ao Espirito Santo agir, nos dando paz e deixar Deus agir, nas nossas almas e algo que so quem tem essa conexao com Deus diariamente entende que Deus,esta presente tao perto de nos e nao distante nao esta de nos, ele so vai agir se abrirmos as portas para ele agir de maneira, eficaz dependendo da nossa fe e por em pratica em acoes como ler a Biblia, evangelizer e catequizar o povo que muitas das vezes sabe quem e Deus mais nao experiencia os seus poderes por se fecharem em seus mundos e com isso o Espirito Santo que quer derramar os seus 12 frutos e os seu 7 dons. Essa comemoracao dos 50 anos da Renovacao Carismatica no Brasil e os 40 anos da revista Jesus Vive vai ser uma ponte de ligacao para muitos entenderem de fato o que o Espirito Santo pode fazer se deixarmos ele agir de maneira natural e sabia para assim, muitas almas que andam aflitas sem entender o porque de muitas coisas estarem fora do lugar se centrarem com paciencia e cooerencia diante das diversas situacoes que ocorrem e das situacoes que nao ocorrem em vidas que nao entendem ainda o Poder de Deus que e tao forte mais ao mesmo tempo simples pois Deus e simples, justo e misericordioso e amoroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *